Planejar oferece 6 cursos gratuitos para as pessoas lidarem com os revezes da crise

24/03/2021

Com duração de 10 horas, as pessoas poderão aprender sobre gestão financeira, de ativos, de riscos, planejamento para aposentadoria, planejamento tributário e planejamento sucessório

Para auxiliar a população nesse momento de crise e recheado de incertezas, e ajudar a conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer um planejamento financeiro, a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) está abrindo as inscrições para seis cursos on-line e gratuitos, pensados para quem quer aprender a organizar as finanças e se preparar para enfrentar da melhor forma dificuldades financeiras.

Com duração de 10 horas, as pessoas poderão aprender sobre gestão financeira, de ativos, de riscos, planejamento para aposentadoria, planejamento tributário e planejamento sucessório.

O interesse da população em aprender a lidar com o dinheiro tem crescido durante a pandemia, segundo pesquisas. As consequentes medidas de distanciamento social deixaram milhões de pessoas sem fonte de renda e dependentes do auxílio financeiro do governo.

O trauma dessa situação tem potencial para mudar a relação dos brasileiros com as finanças, que historicamente não estão acostumados a poupar. Um estudo da consultoria Oliver Wyman aponta que quase 70% dos cerca de 4 mil entrevistados no Brasil querem economizar mais no pós-pandemia.

“Alguns temas acabaram ganhando mais importância nesse cenário de pandemia, como a reserva de emergência e o seguro de vida. E nós, como planejadores financeiros, podemos auxiliar a tomada de decisões de acordo com a realidade de cada indivíduo”, diz Eduardo Forestieri, planejador financeiro CFP® e conselheiro da Planejar.

Para ele, um dos pontos principais para a educação e conscientização financeira nesse momento de crise é a reserva de emergência. Com a chance de as pessoas ficarem um, dois ou três meses sem salário, ou com o salário reduzido, ter um dinheirinho guardado é primordial, e o curso traz conceitos que ajudam as pessoas a entender como fazer esse pé-de-meia emergencial.

De acordo com o planejador, a educação financeira é um aprendizado que não serve apenas para momentos de emergência, mas para quaisquer situações da vida. “Democratizar o conhecimento em planejamento financeiro é um dos pontos que esses cursos trazem. Traz mais qualidade de vida e poder de decisão, já que as pessoas passam a entender o valor do dinheiro no tempo. Dessa forma, reforçamos a crença de que planejamento financeiro muda a vida das pessoas”, finaliza.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *