PUBLICAÇÕES

NEWS

Real digital precisa ter integridade e credibilidade, diz diretor do BC

O diretor de regulação do Banco Central (BC), Otavio Damaso, afirmou que o produto final do real digital, que está em fase de elaboração pela autoridade monetária, precisa ter integridade e credibilidade para crescer de forma sustentável e perene.

“É importante que todo o desenvolvimento e produto final tenha total integridade, o que vai trazer credibilidade e um crescimento sustentável e perene” disse no evento “Encontro Lift: Real Digital” em Brasília.

“Para gerar valor precisa ter credibilidade e confiança. Diferente de outros segmentos da economia, no sistema financeiro se não tiver confiança pode aparecer, mas vai sumir”, complementou.

Damaso ressaltou que o projeto da Central Bank Digital Currency (CBDC), sigla para moeda digital emitida por bancos centrais, vem da necessidade de preencher “um espaço importante” no processo de digitalização e tokenização da economia. “Vai ser o principal link entre finanças tradicionais e finanças descentralizadas, com papel fundamental no desenvolvimento da economia digital”, destacou.

Segundo ele, o uso do real digital vai se desenvolver em diversos ambientes de negócio, sem necessariamente depender de intermediários.

O diretor afirmou que a regulação deve ter um papel proativo nesse processo, mas também de adaptação à evolução do sistema financeiro “preservando os princípios fundamentais” de integridade, conhecimento dos riscos e transparência para todos os entes participantes.

Fonte: Valor Investe

By: Larissa Garcia

Voltar