PUBLICAÇÕES

NEWS

Pix ganha espaço e já desbanca boleto na preferência de lojistas

O Pix caiu no gosto do comércio brasileiro, principalmente entre pequenos e médios varejistas, e tende a crescer como meio de pagamento nas vendas do setor. É o que mostra pesquisa feita pela escola de negócios Fundação Dom Cabral (FDC), com apoio da empresa de logística e soluções de pagamento Brink’s.

O dinheiro em espécie é ainda o meio de pagamento favorito dos comerciantes (50% do total), de acordo com o levantamento, obtido com exclusividade pelo Valor e feito com 500 varejistas de grande, médio e pequeno portes entre julho e agosto deste ano em todas as regiões do país. Em seguida, vem o cartão de débito, com 18,4%. No entanto, com pouco mais de um ano de existência, o Pix já surge na terceira posição e é o favorito de 15,6% dos entrevistados, desbancando o tradicional boleto (4,6%).

Excluindo grandes varejistas dos resultados da pesquisa, o gosto pelo Pix é ainda maior. Entre pequenos e médios comerciantes, o dinheiro ainda é o preferido (53%), mas o meio instantâneo empata com o cartão de débito, ambos citados por 16% dos entrevistados. O espaço que a modalidade tem conquistado veio para ficar, segundo pequenos e grandes varejistas entrevistados pelo Valor.

Voltar