PIB da Ucrânia deve cair 10% devido à guerra, diz FMI
A economia da Ucrânia deve se contrair pelo menos 10% neste ano, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), já que a guerra iniciada pela Rússia está provocando uma destruição generalizada do país.
Em um relatório divulgado hoje, o FMI afirmou que a Ucrânia viverá uma “profunda recessão” neste ano, à medida que as perspectivas de crescimento foram totalmente afetadas pelo confronto com a Rússia.
A instituição espera que o impacto econômico da guerra seja “severo” e que o consumo seja limitado a “necessidades básicas”. A inflação, que em janeiro estava em 10% na base anual, deve piorar com a destruição da infraestrutura do país e outras interrupções de abastecimento.
O FMI ressalta que as previsões estão repletas de incertezas e que consideram que haverá uma “solução rápida” para o conflito iniciado há mais de duas semanas, embora a Rússia continue bombardeando as principais cidades ucranianas enquanto tenta montar um cerco em Kiev.
Para a entidade, a perda de estoque de capital físico e a migração em massa de ucranianos que fogem da guerra podem resultar em uma contração ainda mais profunda da economia, com um colapso nos fluxos comerciais e na capacidade de arrecadação do governo de Volodymyr Zelenski.
O FMI avalia que a Ucrânia precisará emitir mais títulos de guerra (já usados pelo país para finalizar suas forças armadas) e de uma “mobilização em larga escala” das entidades multilaterais para financiar a recuperação do país após a guerra iniciada pela Rússia.
Após a anexação da península da Crimeia por Moscou, a economia da Ucrânia registrou quedas de 6,6% em 2014 e de 9,8% em 2015. No ano passado, após o impacto da pandemia, o Produto Interno Bruto (PIB) se expandiu 3,2%, beneficiado por uma safra recorde de grãos e um aumento dos gastos dos consumidores.
Fonte: Valor Investe