Mercado eleva novamente previsão de Selic no fim do ciclo
Se o comunicado da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) pareceu desencorajar apostas de uma Selic acima de 12%, a ata revelada nesta terça-feira fez o caminho oposto. Não apenas voltou a fortalecer cenários de juro no fim de ciclo superior a esse nível, mas também a expectativa para o patamar dele no fim do ano. Em meio ao debate de propostas para reduzir preços administrados, que elevam o risco fiscal e a possibilidade de desancoragem das expectativas de inflação, o Copom de novo pontuou a necessidade de uma taxa mais contracionista do que no cenário de referência.
A comunicação está refletida no novo levantamento realizado pelo Valor com 81 instituições financeiras e consultorias. Destas, 56 disseram acreditar que o Copom trará a Selic para 12,25% em maio, e 50 entendem que esta será a última alta do ciclo. A mediana das contribuições também aponta que este nível será carregado até dezembro. Na pesquisa realizada antes da reunião da semana passada, a mediana apontava para Selic final de 12%, mas que voltava a 11,75% em dezembro.
No mercado, a precificação extraída da curva a termo passou a mostrar a Selic final entre 12,50% e 12,75%, patamar que seria atingido em junho. Nas opções de Copom, negociadas na B3, a chance majoritária (62%) segue sendo para um aperto de 1 ponto em março — em linha com a sinalização de ajustes menores feitas pelo BC.
Fonte: Valor Investe
Voltar