PUBLICAÇÕES

NEWS

Lucro de bancos desacelera no 4º trimestre, mas deve crescer 16%

Os grandes bancos brasileiros devem mostrar resultados positivos para o quarto trimestre de 2021. O ritmo de crescimento vai desacelerar, porque os números já vinham se recuperando desde o fim do ano anterior, após a primeira onda da pandemia. A qualidade, no entanto, deve melhorar.

A expectativa é que a recuperação da margem financeira, que havia começado no terceiro trimestre, ganhe força, com o aumento das taxas de juros já beneficiando o resultado com clientes. Por outro lado, é provável que a inadimplência continue em aumento gradual. Mais do que os números em si, o grande foco dos analistas serão as projeções que os bancos devem fazer, durante a temporada de divulgações, sobre o desempenho que esperam para 2022 — ano de economia mais fraca e volatilidade por causa das eleições.

De acordo com a média de nove casas ouvidas pelo Valor, o lucro consolidado de Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander deve atingir R$ 23,053 bilhões no quarto trimestre, praticamente estável ante o terceiro trimestre, mas 16,2% maior que nos três últimos meses de 2020. O ritmo de expansão anual havia chegado a 32,3% no terceiro trimestre. A temporada começa no dia 2, com os resultados do Santander.

Para os analistas do UBS BB, os resultados do quarto trimestre devem trazer boas tendências operacionais para os bancos brasileiros. As margens devem ser o principal impulsionador dos números.

Fonte: Valor Investe

Voltar