Índice Vix, o ‘termômetro do medo’ do mercado, dispara com nova variante da covid-19
O índice de volatilidade Vix, conhecido como “termômetro do medo” no mercado financeiro, disparava 38,1%, a 25,66 pontos, por volta das 8h20 desta sexta-feira (26), indicando que os mercados globais entraram em “modo pânico”. Uma nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul faz as bolsas internacionais e o petróleo afundarem na volta do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Os investidores refletem as preocupações de cientistas. Funcionários da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniram ontem para discutir informações sobre uma nova cepa. Batizada como B.1.1.592, a variante tem 32 mutações na proteína spike, a parte do vírus que a maioria das vacinas desenvolvidas contra a covid-19 usa para preparar o sistema imunológico para combater o coronavírus.
O Vix é vulgarmente conhecido como o índice do medo, pois é derivado da movimentação no mercado de opções do índice norte-americano S&P e dá uma sinalização do que o mercado nos Estados Unidos está esperando (no jargão do mercado, “precificando”) de volatilidade para os próximos 30 dias. Em tempos “normais” ele roda abaixo de 20. Nesta sexta, o comportamento desse índice é um indicador importante para avaliação do mercado nas próximas semanas.
Fonte: Valor Investe