Déficit comercial na zona do euro aumentou no 3º trimestre com subsídios à energia
O déficit público na zona euro aumentou mais de um ponto percentual no 3º trimestre do ano passado, para 3,3% do PIB, segundo a “Eurostat”, serviço de estatísticas da região. A alta foi provocada por um aumento nas medidas de subsídio dos preços de energia que provocaram alta nos gastos públicos no continente.
No trimestre anterior a alta foi de 2%. “As medidas para aliviar o impacto dos preços elevados da energia começaram a ter um impacto mais forte no saldo do governo no terceiro trimestre de 2022 e a maioria dos Estados-membros continuou a registar um déficit público”, disse a Eurostat em relatório em que divulgou os dados.
Após a invasão da Rússia na Ucrânia, os custos de energia no continente subiram em 41,5% em outubro, provocando reação dos governos locais para blindar a população da alta.
Em resposta, governos adotaram medidas que vão desde cortes nos impostos sobre combustíveis até subsídios.
Na Alemanha, onde as medidas foram mais abrangentes devido a um maior impacto do corte de fornecimento de gás russo, o déficit público aumentou para 3,8% no terceiro trimestre de 2022, de 1,1% no 2º trimestre.
Fonte: Valor Investe