PUBLICAÇÕES

NEWS

Como a queda do PIB no terceiro trimestre afeta a sua vida? Entenda

Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre em comparação aos três meses anteriores, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal dado medidor do desempenho da economia do país dentro das expectativas das consultorias e instituições financeiras, após um trimestre de diminuição do indicador.

O PIB está no mesmo patamar do fim de 2019 e começo de 2020, ou seja, ficou em nível equivalente ao do período pré-pandemia. Contudo, ao contrário do que pode parecer, isso ainda não indica uma grande melhora na vida dos brasileiros, como a maioria sente no dia a dia. Apesar do avanço da vacinação contra a covid-19 e da redução de casos e mortes, o cenário econômico está cada vez mais distante do esperado e o pessimismo está aumentando.

“Achávamos que a vida ia melhorar esse ano, mas só foi piorando. A PEC dos precatórios e o rompimento do teto de gastos pelo Congresso e pelo governo foram determinantes para isso. Essa gastança de dinheiro vai gerar mais inflação e o Banco Central terá que responder com juros bem acima do que esperávamos”, afirma João Beck, economista e um dos sócios da BRA.

A novela da PEC dos precatórios se desenrola há meses e está no final, ao que parece, com a votação no plenário do Senado marcada para esta quinta-feira (2). A proposta cria espaço fiscal para o pagamento do Auxílio Brasil, por meio de um drible no teto de gastos. Entretanto, isso passa uma mensagem de que o governo está com a porteira aberta para gastar à vontade, míngua a confiança no Brasil e afasta investidores.

Voltar