Boletim Focus passará a calcular mediana a partir de projeções mais recentes, avisa BC
Em sentido oposto, o Focus não mais coletará projeções para a variação da produção industrial e variações trimestrais do PIB de agropecuária, indústria e serviços
O Banco Central (BC) passará a divulgar no Boletim Focus novas projeções feitas por analistas de instituições financeiras e consultorias.
A partir da próxima segunda-feira, farão parte das divulgações as estimativas para componentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): administrados, livres, serviços, bens industrializados e alimentação no domicílio.
Também serão tornadas públicas as projeções para taxa de desocupação e componentes do Produto Interno Bruto (PIB) pelo lado da demanda: consumo das famílias; consumo da administração pública; formação bruta de capital fixo; exportação de bens e serviços; importação de bens. A coleta de todas as projeções teve início já nesta semana.
“Para os componentes do IPCA, a coleta ocorre para projeções mensais e anuais (preços administrados até então eram coletados apenas para horizontes anuais)”, disse o BC. “A taxa de desocupação, divulgada pela PNADC/M (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mensal) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem coleta para projeções mensais e anuais (fim de cada ano). Quanto aos novos segmentos do PIB, são coletadas projeções para a variação anual”.
Outra mudança é que as projeções trimestrais serão “automaticamente calculadas e apresentadas pelo sistema” para: IPCA e componentes, em ambos os casos acumulado no trimestre; câmbio, com média do trimestre, por dia útil; taxa de desocupação, igual à do último mês do trimestre.
Em sentido oposto, o Focus não mais coletará projeções para a variação da produção industrial e variações trimestrais do PIB de agropecuária, indústria e serviços. Mas a coleta de estimativas anuais para o PIB dos três setores está mantida.
Por fim, o BC afirmou que o Relatório Focus “passará a apresentar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis e o respectivo número de respondentes para os horizontes do ano corrente e do ano seguinte”.
“Para os horizontes mensais, serão apresentadas colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis”, disse.
Segundo a autoridade monetária, as séries históricas das novas variáveis e das amostras dos últimos cinco dias úteis estarão disponíveis a partir de segunda-feira no seguinte site: www3.bcb.gov.br/expectativas2/#/consultas
Fonte: Valor Investe
Voltar