BC dos EUA e risco fiscal levam taxa de título público à máxima em 15 anos
Os rendimentos dos Treasuries, os títulos da dívida soberana dos Estados Unidos, dispararam nos últimos dias e, na sessão de ontem, a taxa de dez anos americana subiu a 4,256%, o maior nível de fechamento desde a crise financeira de 2007 e 2008. O aumento da dívida pública nos Estados Unidos, que tem elevado as emissões de títulos públicos, se somou ao risco de que o Federal Reserve (Fed) mantenha uma postura conservadora diante da resiliência da economia americana. Participantes do mercado, assim, têm exigido taxas cada vez mais altas, em um movimento que pode se estender.
A piora na percepção de risco tem afetado, em especial, as taxas de longo prazo dos papéis da dívida americana. Somente neste mês de agosto, o rendimento da T-note de dez anos saltou de 3,959% para 4,256%, enquanto o retorno do papel de 30 anos subiu de 4,011% para 4,356%. Os movimentos são bastante expressivos, especialmente ao se considerar que se trata da dívida de longo prazo dos EUA.
Parte do nervosismo na renda fixa americana vem após o Departamento do Tesouro dos EUA anunciar um aumento nas emissões de títulos públicos, diante da escalada da dívida do país.
Fonte: Valor Investe
Por: Gabriel Caldeira
Voltar