Previdência Privada
8 de fevereiro de 2023
Ao escolher um plano de previdência privada, é importante considerar os custos envolvidos. Aqui estão algumas coisas que você deve saber para escolher o melhor plano de previdência privada em relação aos custos:
– Taxa de administração: É a taxa cobrada pela gestora do plano para administrar o fundo. Geralmente, ela é cobrada anualmente e pode variar de 0,5% a 4% ao ano. É importante avaliar essa taxa, pois ela pode afetar significativamente o retorno do investimento a longo prazo.
– Taxa de carregamento: É uma taxa cobrada pela seguradora para cobrir os custos de venda do plano e manutenção da carteira. Geralmente, ela é cobrada no momento da contribuição ou do resgate do plano. Algumas seguradoras não cobram essa taxa, enquanto outras cobram até 5% do valor investido.
É importante avaliar se essa taxa é justificável e se ela não afetará significativamente o retorno do investimento.
– Taxa de performance: É um valor cobrado sobre o desempenho do fundo. Nesse sentido, ela funciona como uma recompensa ao gestor que conseguiu superar o benchmark da aplicação, correspondendo a um percentual sobre o valor que ultrapassar o índice de referência.
Por exemplo, imagine que a taxa de performance de um fundo de previdência seja 20%, e que o seu referencial seja o CDI. Em um determinado ano, o rendimento deste fundo foi de 130% do CDI. Dessa forma, a taxa de performance incidirá somente sobre o que ficou acima do índice, ou seja, sobre os 30%.
Invista em previdência privada e garanta a longevidade do seu patrimônio.