PUBLICAÇÕES

BLOG

Imposto de renda 2023

17 de março de 2023

Investidor, nessa quarta-feira (15), teve início a temporada de prestação de contas ao Fisco, com o envio das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referentes ao ano-base de 2022.

Porém, desta vez, o prazo de entrega dos documentos se estenderá até o dia 31 de maio, prazo mais dilatado em relação aos anos anteriores, quando encerrava no fim de abril.

Aqueles que prestarem contas rapidamente, sem pendências ou inconsistências, terão mais chances de receber a restituição do imposto em tempo hábil.

Uma alteração que merece destaque é a alteração da isenção para investimentos na bolsa de valores. Agora, a obrigatoriedade de declaração do IR passa a ser para aqueles que realizaram vendas de ativos na B3 com soma superior a R$ 40 mil ou com apuração de ganhos líquidos sujeitos à incidência do imposto no ano calendário de 2022. Anteriormente, a isenção era de R$ 20 mil, o que obrigava a declaração ao Fisco para qualquer valor aplicado na bolsa.

Outra novidade anunciada pela Receita Federal é a possibilidade de preencher o formulário em diferentes dispositivos, sem perder os dados. Será permitido, por exemplo, começar a declaração no celular e terminá-la de forma on-line ou no programa instalado no computador.

Não perca tempo e comece já a organizar suas informações para garantir que sua declaração seja entregue dentro do prazo e sem erros. Lembre-se de que a multa por atraso na entrega pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.

Dúvidas? Entre em contato com nossos especialistas.

#BeAware #AwareInvestments #AwareMFO #impostoderenda

Voltar