PUBLICAÇÕES

BLOG

Family Office, Asset Management ou Corretora de Valores?

8 de setembro de 2021

A crescente sofisticação dos mercados financeiros desafia as famílias na gestão e preservação de seu patrimônio como legado. Existem muitos prestadores de serviço para auxiliar nesta empreitada, mas antes de tomar a decisão sobre qual escolher, é preciso compreender o que cada um faz e suas diferenças.

Vamos começar entendendo, então, o que é e uma Family office, que em tradução livre quer dizer escritório familiar. É uma empresa privada que faz consultoria e gestão do patrimônio de uma ou mais famílias (multi-family office) com o objetivo de assegurar sua perenidade e ampliar a riqueza de forma a transmitir o legado às próximas gerações.

Serviços especializados

Seu serviço especializado não abrange somente a gestão global de ativos financeiros, mas também a assessoria completa para as famílias nas áreas jurídica, contábil e fiscal, incluindo o planejamento sucessório. Assim, a atuação de uma Multi-Family Office (MFO) requer o conhecimento aprofundado de seus clientes e um preparo da equipe para a construção de estratégias alinhadas aos interesses das famílias.

As MFOs geralmente são independentes, ou seja, não estão sob controle de bancos ou outras instituições financeiras. Isso permite que não fiquem limitadas a apenas um portfólio e faz com que seus gestores possam escolher diferentes tipos de ativos no mercado financeiro global, sempre de acordo com o perfil de seus clientes.

Apesar de tamanha customização do serviço, as MFOs não são mais tão restritas como no passado, pois os avanços na tecnologia e no funcionamento dos mercados de capitais, têm trazido otimização de processos e maior escalabilidade.

Gestão de ativos

As Assets Managments ou gestoras de ativos fazem a estratégia de alocação de recursos focada no desempenho do portfólio e não em ativos isolados. Para isso, a asset cria e faz a gestão de fundos de investimentos, o que envolve o processo de escolha dos ativos, alocação, execução e as tomadas de decisões.

Já a corretora tem como função de mediar a compra e venda de ativos, como ações e títulos públicos negociados em uma bolsa de valores. Nela o investidor escolhe como e onde alocar seus investimentos, enquanto na asset, quem faz esta seleção é o gestor.

Em suma, a Family Office tem um escopo mais amplo, pois se estende muito além do gerenciamento de uma soma fixa de ativos financeiros. Seu atendimento é customizado e voltado para os objetivos do cliente. Os Asset managers são profissionais responsáveis por tomar decisões sobre a seleção de títulos individuais e ações para um portfólio.

É responsabilidade do investidor determinar quanto da carteira será alocado a uma determinada classe de ativos e do asset manager de realizar um trabalho competente de administrar os fundos dessa classe. Nas corretoras, a decisão de o que, quanto e quando comprar é do cliente.

Voltar