Como a inflação impacta seus investimentos e como se se planejar
19 de outubro de 2021O conceito de inflação por si só já explica o motivo de os investidores precisarem se preocupar com suas aplicações.
Inflação significa a alta generalizada dos preços ou, por outro ângulo, a perda do valor do dinheiro ao longo do tempo. Isso significa que R$ 100,00 hoje valem mais do que R$ 100,00 daqui a um ano e isso tem que ser levado em conta na hora de se avaliar a rentabilidade de um investimento.
Para ponderar o impacto da inflação e escolher o investimento mais adequado, é preciso observar o que chamamos de rentabilidade real, ou seja, quanto % o seu capital está aumentando quando os índices de inflação são considerados na conta.
No Brasil, o principal indicador de inflação é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) devido à sua ampla abrangência.
Recentemente temos visto uma forte alta do índice, que acumula nos últimos 12 meses, até setembro/2021, uma alta de 10,25%. Isso quer dizer que seu dinheiro perdeu quase 10% do valor em um ano. Assim, se sua opção foi investir em um fundo que rendeu 10% nos últimos 12 meses, você não perdeu e também não ganhou dinheiro algum, apenas protegeu os recursos da inflação.
Mas se a rentabilidade foi menor, é hora de rever o portfólio, pois seu capital não está crescendo. Pelo contrário, está encolhendo.
É aí que está o problema. A maioria dos investimentos não é atrelada à inflação. Assim, quanto maior for a alta dos preços, menor o retorno real. Outro fator que deve ser levado em consideração na hora de fazer um aporte é que além do IPCA, precisamos descontar os encargos, como o Imposto de Renda. Ao fazer isso, você verá que muitas das opções do mercado fazem com que você perca poder de compra ao invés de ganhar dinheiro.
O grande impasse aqui é que para obter maior rentabilidade torna-se necessário correr maiores riscos. Isso faz com que muitas pessoas físicas busquem o mercado acionário sozinhas. Essa empreitada, no entanto, não é nada fácil. A renda variável é complexa e, como o próprio nome indica, é marcada pela volatilidade. Então, é preciso saber balancear as escolhas, analisar os fundamentos de cada ação e buscar uma carteira equilibrada, entre renda fixa e variável. Isso requer estar informado sobre a conjuntura econômica de forma a antecipar os movimentos de mercado.
Eis a importância de um gestor profissional, que o apoiará em suas escolhas e busca pelos melhores investimentos de acordo com seu perfil e, através da diversificação, formas de obter rentabilidade acima da inflação.
Venha conversar conosco. Contamos com profissionais experientes e uma gestão focada no interesse e na necessidade de cada cliente.
#MFO #GestãoDePatrimônio #Investimento #FinançasPessoais #CarteiraAdministrada #IPCA #Inflação #Investimentos