Aposentadoria: por que e como se planejar
11 de novembro de 2021
Muitas vezes não nos damos conta da importância do planejamento para o futuro. Porém, quem deseja ter uma vida tranquila quando for aposentar não pode depender apenas da Previdência Social. Mas afinal, como planejar a aposentadoria de maneira mais eficaz?
Planejar a aposentaria não é algo comum no Brasil. Os brasileiros em geral se contentam em contribuir com o INSS, que garante uma renda básica.
Mas será que o valor deste benefício será o suficiente para manter uma qualidade de vida? Provavelmente não.
É importante ter um investimento de longo prazo com a finalidade de complementar a renda, garantindo uma velhice mais tranquila e com menos limitações financeiras.
Esse investimento tem de ser bem planejado, a fim de diminuir os riscos de se obter um rendimentos aquém do necessário no decorrer dos anos.
Dicas importantes:
1. Tenha um planejamento financeiro
2. Controle as finanças
3. Poupe uma parte do salário para investir
4. Conheça alternativas de investimento
5. Conte com o suporte de uma assessoria de investimento
Mas como fazer esse planejamento?
1. O primeiro passo é definir onde você quer chegar. Quando estiver com 65 anos de idade a renda ideal será equivalente a X valor. A partir daí estude as opções de investimento que vão proporcionar a renda desejada.
2. Se você só pensou em seu plano de aposentadoria complementar aos 40 ou 50 anos de idade, tudo bem. Antes tarde do que nunca. Mas o ideal é começar mais cedo, pois assim dá para iniciar com depósitos mensais menores, reduzindo o esforço necessário para atingir o objetivo.
3. Avalie quanto você pode tirar de sua renda para investir. O ideal é no mínimo 10% do salário. Mas lembre-se que é um dinheiro para o futuro. Portanto, simultaneamente, tenha uma aplicação de renda fixa para fazer sua reserva de emergência, que nada mais é do que um recurso para ser sacado nos momentos de dificuldade.
4. Escolha o tipo de investimento para iniciar seu plano de aposentadoria. Para tanto, conte com a ajuda de um profissional, um gestor, para apresentar as opções e fazer estimativas de rendimento de cada produto adequado para esta finalidade.
5. A partir daí, mantenha a regularidade de seus aportes.
Os mais comuns
Quando se fala em aposentadoria é natural lembramos de dois planos de previdência complementar: Previdência Privada – Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
A vantagem desses planos é que eles ficam totalmente nas mãos de um gestor experiente e, além disso, contam com um fator tributário vantajoso e que só é cobrado quando a pessoa faz o resgate do dinheiro. Dá mais segurança para investidores de perfil conservador ou moderado.
Outras opções
Um investidor mais arrojado pode escolher outros meios para planejar a renda que receberá no futuro.
É possível investir em fundos normais do mercado, com a vantagem de ter uma gama de produtos maior e mais eficiente do que os de previdência privada.
Perde-se o benefício tributário que os planos de previdência dão ao longo do tempo, mas a performance é bem melhor, desde que estejam nas mãos de um bom gestor.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como planejar sua aposentadoria, venha conversar com a Aware.
Contamos com profissionais experientes e uma gestão focada no interesse e na necessidade de cada cliente.
Seja Aware com seus Investimentos! Seja Aware com o seu futuro!