PUBLICAÇÕES

RELATÓRIOS E ARTIGOS ECONÔMICOS

Focus chama a atenção, enquanto mercado aguarda Copom e notícias da nova variante

A expectativa é que esta segunda-feira (6) seja bem parada no mercado financeiro, tanto no Brasil quanto no exterior, por falta de dados divulgados hoje. No Brasil, o que pode chamar a atenção é o Boletim Focus, com as expectativas do mercado para a economia após o Produto Interno Bruto (PIB) fraco divulgado na semana passada.

Isso poderia levar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a revisar os planos de alta da taxa básica de juros. O destaque desta semana no mercado é a decisão da autoridade monetária sobre a Selic, na quarta-feira (8).

Enquanto a inflação continua ganhando força, é praticamente certo que a taxa vai ficar mais alta de novo. Quando a autoridade monetária aumenta ela, o crédito fica mais caro, as empresas e as pessoas consomem menos e isso ajuda a baixar os preços.

O colegiado deve subir o juro básico em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano, conforme a expectativa quase unânime das instituições consultadas pelo Valor. Apenas uma gestora prevê alta maior. Apesar do consenso, há no mercado forte divisão de opiniões quanto ao que o comitê deveria fazer daqui em diante, de acordo com o Valor.

Back