PUBLICAÇÕES

RELATÓRIOS E ARTIGOS ECONÔMICOS

4E RADAR SET/2022

Internacional

Diante dos dados de inflação, formou-se certo consenso de que o Fed manterá o ritmo de aperto monetário. O mercado espera uma alta 75 pontos base na taxa de juros na próxima reunião, em função da forte variação no núcleo do CPI (0,6%) em agosto.

A economia chinesa acentuou sua recuperação em agosto. As vendas no varejo avançaram 5,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a produção industrial variou 4,2%, na mesma base de comparação. O PIB Chinês recuou 2,6% no segundo trimestre do ano, depois de avançar 1,3% no primeiro quarto. Apesar da contração, o PIB cresceu 0,4% em doze meses.

Brasil

A produção industrial avançou 0,6% em julho em dinâmica que espelhou a normalização das cadeias globais de valor e o arrefecimento no preço das commodities. Todavia, antevemos cenário desafiador ao longo do segundo semestre, consequência do aperto das condições monetárias e da desaceleração da atividade econômica em nível global.

O volume de vendas recuou tanto no varejo restrito (-0,8%) quando no ampliado (-0,7%) na passagem de junho para julho. Projetamos uma sequência de altas na categoria restrita no curtíssimo prazo, reflexo do pacote de estímulos fiscais promulgado pelo Governo Federal que começam a ser pagos em agosto.

Em julho, foi observado uma alta de 1,1% no volume de serviços. O resultado vem na esteira do bom comportamento dos transportes (2,3%) e dos serviços de informação e comunicação (1,1%).

O IPCA recuou 0,36% em agosto, após deflação de -0,68% verificada no mês anterior. O arrefecimento nos preços espelhou, pelo segundo mês consecutivo, a combinação dos impactos baixistas sobre o grupo transportes oriundos do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022 e da queda no valor do petróleo tipo Brent.

A taxa de desemprego encerrou o trimestre móvel finalizado em julho em 9,1% – o menor valor para o período desde 2015. Esperamos que a taxa de desocupação permaneça em trajetória descendente nos próximos meses, puxada pelo vigor no setor de serviços e nos segmentos mais atrasados na recuperação da economia.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) reportou a criação líquida de 218,9 mil postos formais de trabalho em julho. Descontados os efeitos sazonais, o número aponta para um mercado de trabalho formal estável quando comparado a junho – quando foram criados 189,8 mil postos formais, também na série dessazonalizada.

O setor público reportou, em julho, um superávit primário de R$ 20,4 bilhões, ante a um saldo negativo de R$ 10,3 bilhões no mesmo mês do ano passado.

Política

Melhora da imagem do governo segue oscilando, sugerindo que pode ter atingido seu teto.

Novas pesquisas mostram melhoras discretas, sobretudo de Bolsonaro, mas a vantagem ainda é de Lula.

Presidente tem mesclado intensidade a discurso de humildade. Estratégia é incerta, mas objetivo é estimular ao máximo que seus eleitores registrem abstenção inferior aos do partido dos trabalhadores.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: 4E Consultoria

Back