PUBLICAÇÕES

RELATÓRIOS E ARTIGOS ECONÔMICOS

4E RADAR JUL/2022

Internacional

• A onda de aperto monetário no mundo desenvolvido se fortalecerá com a recomposição de juros na Área do Euro – que começou com uma alta supreendente 0,50 p.p. em todas as taxas referenciais.

• Nos Estados Unidos, o PIB recuou 0,2% no segundo trimestre – na comparação com os três meses encerrados em março, segundo a prévia divulgada pelo Bureau of Economic Analysis. Quando anualizado, o resultado corresponde a uma retração de 0,9% e coloca a economia norte-americana, oficialmente, em recessão técnica.

• Já na Área do Euro, o PIB saltou 0,7% no segundo trimestre, segundo a primeira estimativa divulgada pelo Eurostat. Os dados de contas nacionais acompanharam a prévia da inflação para julho. Novamente, o índice de preços harmonizado do bloco – o HICP – acumulou a sua maior alta em 12 meses pelo décimo mês consecutivo, com variação de 8,9%.

Brasil

• A produção industrial cresceu pelo quarto mês consecutivo, avançando 0,3% em maio na série livre de influências sazonais. Projetamos que o indicador deve voltar a se contrair a partir do segundo semestre, em dinâmica que espelha a alta nos juros e redução da demanda global por commodities metálicas – que vem arrefecendo a atividade da indústria extrativa brasileira.

• O volume de vendas no varejo cresceu, ainda que timidamente, tanto na modalidade restrita (0,1%) quanto na ampliada (0,2%). No curto-prazo, o comércio vem se beneficiando das medidas de estímulo ao consumo promulgadas pelo Governo Federal. Prospectivamente, antevemos desaceleração no varejo, especialmente no ampliado, na medida que o encarecimento das linhas de crédito devem conter o dispêndio das famílias com bens duráveis, reformas e novos imóveis.

• A quantidade de serviços prestados avançou significativamente em maio (0,9%). Destaque para o crescimento de Outros Serviços (3,1%) e dos Serviços Prestados às Famílias (1,9%).

• O IPCA avançou 0,67% em junho. Com este resultado, o índice acumula alta de 5,49% no ano e de 11,89% nos últimos 12 meses. Projetamos que a inflação deve iniciar uma trajetória de desaceleração a partir de julho, mês que será palco dos efeitos do PLP 18/2022 sobre os preços das telecomunicações, transportes coletivos, energia e combustíveis.

•A taxa de desocupação encerrou o segundo trimestre em 9,3% – o menor valor para o período desde 2015. Já o número de ocupados alcançou o recorde histórico de 98,1 milhões. Em relação ao mesmo período de 2021, a parcela de desempregados na força de trabalho caiu 4,9 pontos percentuais, enquanto a população ocupada cresceu 9,9%.

• O Banco Central decidiu por unanimidade aumentar a taxa Selic em 0,50 p.p. para 13,25% ao ano, em sua 247ª reunião do Copom. Na próxima reunião devemos ter nova alta de 0,25 p.p. encerrando o ciclo de aperto monetário com a Selic em 13,50% a.a..

Política

• Novas pesquisas mostram que metade dos brasileiros ainda vê presidente como ruim/péssimo

• Existe chance de vitória de Lula em primeiro turno, e média de concentração dos dois líderes somados mantém 77% do eleitorado pela 18ª média de seis pesquisas seguidas.

• Logo na volta do recesso parlamentar, Deputados e Senadores devem votar 3 Medidas Provisórias que estão para perder a validade.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: 4E Consultoria

Back