PUBLICAÇÕES

NEWS

Dados do mercado de trabalho nos EUA justifica aumento do aperto monetário, diz membro do Fed

O presidente do Federal Reserve de MinneapolisNeel Kashkari, afirmou que os dados de geração de empregos e taxa de desemprego nos Estados Unidos, divulgados hoje pela manhã, justificam que o banco central do país continue aumentando as taxas de juros acima do previsto anteriormente para controlar a inflação.

Segundo informações da agência Dow Jones Newswires, em entrevista à Associated Press, Kashkari declarou que, na última reunião do comitê de política monetária do ano, em dezembro, será possível ter uma previsão mais clara sobre em que nível estará a taxa de juros em 2023, mas que ainda não é possível estipular.

Os dados de empregos de outubro apontaram um movimento de contratação “bastante robusto”, apesar de uma desaceleração nos últimos meses, ressaltou Kashkari. “Isso mostra que temos muito trabalho ainda a fazer para esfriar a economia e equilibrar demanda e oferta.”

O Fed elevou a taxa de juros seis vezes este ano, sendo que nas últimas quatro vezes o aumento foi de 0,75 ponto percentual. A inflação está nas máximas em 40 anos. Para controlar a alta dos preços, o banco central dos EUA espera moderar os gastos do consumidor e das empresas, desacelerar as contratações e reduzir o crescimento econômico. No entanto, o risco dessas medidas levarem o país a uma recessão segue aumentando.

Segundo a DJN, Kashkari é reconhecido por defender taxas de juros mais altas, mudando seu discurso expansionista em um passado recendo para contracionista, diante dos números de inflação.

Fonte: Valor Investe

Back