DESTAQUES:
A economia dos Estados Unidos cresceu de maneira sólida no segundo trimestre (2T), com a ajuda massiva do governo norte-americano e as vacinações contra a Covid-19 alimentando os gastos com serviços relacionados a viagens. A decisão unânime do FED foi de manter as taxas de juros inalteradas na faixa entre 0% e 0,25% ao ano e indicou discussões em andamento sobre a eventual retirada do suporte para a economia.
A economia da zona do euro cresceu mais rápido do que o esperado, saindo neste 2T da recessão provocada pela pandemia da Covid-19 conforme as medidas para conter o vírus são relaxadas, enquanto a inflação superou em julho a meta de 2% do Banco Central Europeu. No controle da política monetária, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a manutenção da atual configuração, mas promoveu ajustes no forward guidance para refletir a nova meta de inflação a 2% no médio prazo, após a revisão estratégica anunciada no início deste mês.
O grande destaque dentre as nações do Oriente Próximo foi o impasse mensal em relação às negociações para um acordo sobre a produção de petróleo. O vai e vem das conversas entre os líderes políticos da região fez com que o preço do petróleo subisse, temendo um impasse definitivo que, somado a uma potencial desaceleração da economia mundial poderia culminar em uma perspectiva nada agradável para a commodity.
Na China, ainda que a economia continue a apresentar avanços, o que atraiu a atenção do mundo foi a perseguição em massa do governo contra as empresas de capital privado e as frustradas tentativas de expandirem para a bolsa de valores norte-americana. O PIB chinês aumentou 7,9% no segundo trimestre.
No Brasil, o mês terminou como começou, conturbado e apreensivo. Até a terceira semana de julho, a economia brasileira vinha segurando os resultados, sustentada pela indústria de base, efeito positivo do câmbio nas exportações e o aquecimento da construção civil. Apesar dos fortes números da temporada, o índice Ibovespa permaneceu em tendência de baixa. Após 4 meses de altas consecutivas, o Ibovespa realizou lucros, e encerrou o mês cotado a 121.800 pontos, baixa de 3,94% no mês.
Enquanto algumas instituições já projetam Selic de 2021 para 7,0-7,5% (0,5-1,0 p.p. acima da última estimativa) o Fundo Monetário Internacional vê alta de 5,3% no PIB brasileiro, com projeção global de crescimento.
Nossa TOP PICKS foi alterada, com a entrada de Marfrig.
Ler Carta AWARE completa
Boa leitura!
Dúvidas ou solicitações, entre em contato conosco.