Economia da China pode dobrar de tamanho até 2035 e ultrapassar a dos EUA

23/02/2021

A expectativa é de Helen Qiao, chefe de economia da Ásia do Bank Of America (BofA) Global Research, que afirmou sua projeção à rede de televisão americana CNBC

A economia da China tem uma boa chance de dobrar de tamanho até 2035 e ultrapassar a dos Estados Unidos como a maior economia do mundo ao longo do caminho, afirmou Helen Qiao, chefe de economia da Ásia do Bank Of America (BofA) Global Research à rede de televisão americana CNBC nesta sexta-feira (26).

Em novembro, o presidente do país, Xi Jinping, disse que era possível dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) e a renda per capita da China até 2035. Isso requer um crescimento médio de 4,7% ao ano nos próximos 15 anos, o que, segundo alguns economistas, pode ser difícil de alcançar. Mas o economista do Bank of America disse que algumas medidas de reforma ajudariam o país a chegar lá.

“Achamos que a China seria capaz de alcançá-lo”, afirmou à CNBC. Além de dobrar seu PIB, o país ultrapassaria os EUA como a maior economia do mundo entre 2027 e 2028, previu Qiao.

A economia da China foi uma das poucas do mundo que cresceu em 2020, apesar dos desafios impostos pela pandemia de covid-19. Dados oficiais mostram que a economia chinesa cresceu 2,3% no ano passado, e o Fundo Monetário Internacional projeta um crescimento de 8,1% para a China este ano.

Enquanto isso, a economia dos Estados Unidos contraiu 3,5% em 2020, mostraram as últimas estimativas do governo. O FMI disse que a economia dos EUA pode crescer 5,1% este ano.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *