É possível viver de day trade em ações? Descubra!

21/06/2021

Se você acompanha as redes sociais e veículos especializados no mercado financeiro já deve ter ouvido sobre o day trade. Mais que isso: já deve ter se deparado com algum trader que afirma ser possível viver de day trade, com ganhos consistentes – e diários – ao longo do mês. Mas será que essa possibilidade é real?

Na prática, é preciso entender como essa estratégia de especulação funciona e o que ela exige para que haja chances de sucesso. Além disso, vale a pena conhecer os resultados e os cuidados de quem já opera na bolsa de valores para se preparar.

Então continue conosco para descobrir se existe a chance de viver apenas com os ganhos do day trade e conheça melhor essa possibilidade!

O que é day trade e como funciona?

O day trade é uma operação na qual ativos ou derivativos são comprados e vendidos dentro do mesmo pregão, em questão de minutos ou horas. Por isso, é uma modalidade de especulação cujo objetivo é obter lucros em curtíssimo prazo graças à oscilação dos preços no mercado.

O funcionamento do day trade de ações, por exemplo, pode ter o objetivo a compra dos ativos durante a baixa e a venda em um momento de valorização. Também é possível operar vendido, com foco na desvalorização. A diferença nos preços entre a venda e uma nova compra leva ao lucro.

O que dizem os pesquisadores sobre viver de day trade?

Muitos brasileiros têm se interessado pelo assunto e começado a operar com day trade. Contudo, a movimentação não veio acompanhada de conhecimento – especialmente sobre os riscos – na mesma proporção.

Muitos especuladores – novatos ou já mais experientes – acreditam que viver de trade é simples. E que ganhar dinheiro no curtíssimo prazo com consistência não é uma tarefa difícil.

Assim, diante da expansão da modalidade – e de promessas de ganho fácil encontradas na internet, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) encomendou uma pesquisa junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os pesquisadores buscaram responder se, realmente, é possível viver de day trade. A pesquisa avaliou quase 20 mil traders de minicontrato de índice, um tipo de derivativo do mercado futuro. O período de avaliação foi de 2012 a 2017.

Embora essas operações de especulação sejam legítimas, os resultados não se mostraram muito animadores. Do total, apenas 5% do day traders considerados experientes ganharam mais de R$ 10 mil mensais, 54% apresentaram resultado mensal bruto negativo.

Dos que obtiveram ganhos acima dos R$ 20 mil, estão 28 pessoas o que corresponde a 2% da pesquisa. – são considerados experientes aqueles que fizeram operações em mais de 90% dos 72 meses do período analisado.

É possível ou não viver de especulação?

De acordo com o estudo da FGV, é possível tirar como conclusão que operar na bolsa como day trader é bastante desafiador. Não há garantias quanto ao retorno e, na prática, isso pode dificultar se manter exclusivamente com a modalidade.

Isso não significa que seja impossível, porque algumas pessoas conseguiram. Mas, estatisticamente, elas representam menos de 1% do total avaliado. Diante disso, a forma como o day trade tem sido divulgado, em muitos casos, tem gerado expectativas incorretas – com grandes chances, portanto, de frustração.

O fácil acesso a vídeos e outros materiais sobre o assunto alimentam a crença de que basta aprender alguns conteúdos básicos em horas ou dias para que as operações com day trade gerem lucros. Há pessoas que, inclusive, deixaram o emprego para buscar por renda a partir das operações de especulação.

Entretanto, como você viu, uma decisão envolvendo day trade e especulação na bolsa de valores requer cuidado. O day trade pode funcionar e pode, sim, trazer boas oportunidades. Contudo, conseguir renda consistente com a operação não é tão simples quanto parece.

É preciso abrir mão da especulação na bolsa de valores?

Se a especulação na bolsa de valores lhe interessa, no entanto, talvez não seja preciso abrir mão das possibilidades que o mercado pode oferecer. Ao entender que não é simples ganhar dinheiro com day trade, pode ser mais fácil especular com mais consciência.

Dependendo do nível de volatilidade do mercado, do seu conhecimento e do manejo de risco utilizado, é possível construir uma estratégia que envolva, além do investimento com foco no longo prazo na bolsa, a especulação. Afinal, além de possibilitar eventuais ganhos com a variação do mercado, a especulação permite fazer hedge – ou proteção – da carteira de investimentos.

Então, ainda assim, é preciso ter atenção às características e demandas específicas das operações, de modo a administrar os riscos para aumentar as chances de atingir os resultados projetados de forma mais consistente. E lembre-se que, na renda variável – especialmente na especulação, não há garantias de retorno.

O que é necessário para realizar operações de day trade?

Se depois de entender que viver de trade não é uma tarefa simples e conhecer os riscos você acreditar que a operação faz sentido para você, pode ser interessante entender alguns dos requisitos necessários para realizar day trade.

Independentemente se a intenção é viver de trading ou apenas realizá-lo esporadicamente – para especulação ou proteção, é fundamental se preparar para estas operações.

A seguir, veja pontos essenciais a considerar!

Conhecer bem o mercado

Antes de realizar qualquer operação deve-se conhecer o mercado de ações e de derivativos. Você tem que ser capaz de entender como os ativos financeiros funcionam e como o mercado, em geral, tende a se movimentar.

Além disso, antes de tomar a decisão de fazer operações de especulação, é essencial entender os riscos envolvidos em detalhes – como você está fazendo agora. Dessa maneira, caso você opte pela modalidade de especulação, terá condições de fazê-la considerando, efetivamente, todos perigos relacionados.

Estudar e fazer análise técnica

Por mais que você tenha um entendimento amplo do mercado e aceite os riscos, a tomada de decisão não pode ser aleatória. É preciso se embasar em dados, principalmente de análise técnica para os traders.

Os gráficos são úteis para avaliar indicadores e padrões gráficos nos preços – e há um longo processo de estudo envolvido para que seja viável utilizá-los com qualidade. Tenha em mente que a pequena parcela de traders que têm lucros constantes com day trade ao longo dos anos é composta, normalmente, por profissionais com anos de experiência no mercado.

Ter controle emocional

Quanto maior for a volatilidade do mercado, maiores serão os riscos e menos previsíveis serão os movimentos. Em um cenário assim, a falta de controle emocional pode levá-lo a cair no efeito manada – isto é, seguir outros traders.

Ao apenas seguir o comportamento do mercado as chances de perdas se multiplicam. Portanto, é necessário ter estabilidade para se controlar diante de perdas e ganhos momentâneos, atendo-se à estratégia definida.

Viu como viver de day trade é uma tarefa mais complexa e arriscada do que muitos demonstram ser? É importante saber que não existe dinheiro fácil. Ainda que a especulação possa oferecer lucros, a análise e as operações envolvem trabalho, dedicação e inúmeros riscos.

Então avalie com cuidado se, de fato, especular na bolsa como day trader é uma atividade que faz sentido para você. E fuja de eventuais ciladas que prometem ganhos fáceis com essa modalidade de especulação.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: Como Investir | ANBIMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *