Dono da Tesla quer criar ‘cidade cripto’ no Texas para lançar foguetes da SpaceX

03/03/2021

Empresa de Elon Musk procurou autoridades para sondar possibilidade de incorporação de município onde desenvolve foguete para viagens espaciais. Segundo bilionário, local se chamará Starbase e terá cripto como base do sistema financeiro

A SpaceX, empresa de viagens espaciais do bilionário Elon Musk, dono da Tesla, entrou em contato com autoridades do do Texas para sondar a possibilidade de incorporar o município no Estado americano, chamado Boca Chiva Village.

A ideia de Musk é criar uma nova cidade, chamada Starbase (“base espacial”, em inglês), na qual o sistema financeiro seria baseado em criptomoedas.

O local abriga hoje a base de lançamentos e a fábrica da SpaceX na qual é desenvolvido o foguete para viagens espaciais Starship, com o qual o empresário – sétima pessoa mais rica do mundo atualmente, com patrimônio estimado em US$ 164 bilhões, segundo o ranking da revista americana “Forbes” – espera levar uma nave a Marte até 2024 e, depois, repetir a viagem para conduzir pessoas ao planeta vermelho até 2026.

O contato da SpaceX com as autoridades foi confirmado na terça-feira (3) por Eddie Treviño, um juiz do condado de Cameron, no Texas, segundo informações da “Forbes”. De acordo com o juiz, o poder público estaria aberto a avaliar a oferta de incorporação, desde que em acordo com as leis e regulamentos locais, em um processo que pode demorar.

A notícia veio depois que Musk fez uma publicação misteriosa no Twitter com os dizeres: “Criando a cidade de Starbase, Texas”. Depois, também na rede social, ele acrescentou que estaria planejando incorporar uma área “muito maior” que Boca Chica, em um sinal de que seus planos de urbanização podem ser ainda mais ambiciosos.

Na mesma sequência de mensagens, Musk respondeu a um usuário que a cidade seria “completamente dog friendly”, ou seja, receptiva a animais domésticos. E, talvez brincando, talvez não, disse ainda que o sistema financeiro de Starbase seria baseado na dogecoin.

Criada em 2013 como uma piada baseada em um meme de internet que usa uma foto de um cão da raça Shiba Inu, a cripto viu sua cotação disparar nos últimos meses – também por influência de Musk, notório entusiasta das criptomoedas e que, recentemente, articulou um investimento da Tesla de US$ 1,5 bilhão em bitcoins e, nos primeiros meses de 2021, embalou altas e quedas da criptomoeda após comentários no Twitter.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *