Confira dicas que preparamos de acordo com o perfil que mais se encaixa em você quando o assunto é dinheiro

07/07/2021

Lidar com o dinheiro é uma questão que vai muito além de classe social e de quanto dinheiro as pessoas têm. Quem garante isso é pesquisa que realizamos em 2017 sobre a Trajetória Financeira do Brasileiro.

Construtorcamaleãoplanejadordespreocupado e sonhador – Cada perfil tem uma característica principal: um acha que cada moedinha economizada fará diferença lá na frente; outro se vira com o que tem e faz um pouquinho render um montão. Também tem aquele que planeja passo a passo pra fazer a grana crescer; o que quer aproveitar cada prazer que o dinheiro traz; ou então o que sonha longe e tá de olho no futuro.

Mas pode ficar calmo, todos os perfis têm seu lugar ao sol no nosso universo. Por isso, preparamos algumas dicas práticas para ajudar você a criar barreiras ou incentivos que ajudem a melhorar seu comportamento quando o assunto é grana.

CAMALEÃO

Se você se identifica mais com o camaleão, provavelmente o dinheiro costuma ficar pouco tempo em suas mãos, pois, em grande parte, há uma dificuldade de fazer planos para o futuro. A boa notícia é que os camaleões se interessam muito em aprender mecanismos para ajudar no dia a dia – e isso se enquadra perfeitamente nos investimentos! Investir é uma ferramenta para preservar o seu dinheiro e conseguir rentabilidade.

A principal dica para você é a formação de objetivos para o futuro! Um dos primeiros passos para começar a investir é definir o objetivo para seus investimentos, lembrando que podem ser mais de um. Então, te convidamos a se focar um pouco nessa questão: quais são os seus desejos, suas ambições e seus sonhos para os próximos anos?

DESPREOCUPADO

Se você se identifica mais com o despreocupado, provavelmente não é muito atento ao que acontece com o seu dinheiro. Além, tende a gastar sem pensar, pois quer gratificação imediata. O resultado é que os despreocupados normalmente nem veem o dinheiro, não experimentam o seu acúmulo e acabam não criando laços com ele. Mas, por outro lado, são competentes em aproveitar as oportunidades que aparecem à sua frente, o que de certa forma compensa a ausência quase total de planejamento em suas vidas.

A principal dica para você é ter um melhor controle do que está acontecendo com o seu dinheiro! Sabemos que pedir para uma ou um ‘despreocupado’ passar a se preocupar pode ser pedir demais, porém, há ferramentas que podem te ajudar. Usar aplicativos para monitorar seus gastos; usar débito automático para não esquecer nenhuma conta; pegar pelo menos um dia no mês para botar no papel (ou no computador/celular) quanto dinheiro você ganhou e quanto gastou para ir sentindo onde pode dar uma economizada e, assim, conseguir realmente aproveitar todas as oportunidades da vida!

SONHADOR

Se você se identifica mais com o sonhador, possivelmente o excesso de confiança faz com que você seja muito envolvente quando fala de seus sonhos! Mas é importante tomar cuidado para não ser impulsivo e se jogar em um caminho com zero planejamento. Afinal, aos olhos de muitos sonhadores, as regras representam limitações na busca de seus sonhos. Além disso, para este perfil, normalmente baixas quantias de dinheiro não servem para começar a construir seus investimentos. Então, nós temos duas principais dicas para você: acreditar no potencial dos pequenos valores investidos e traçar o caminho para os seus sonhos de forma mais concreta!

A primeira é importante pois é possível que um sonhador fique sempre esperando aquela grande quantia para começar a investir e, muitas vezes, ela pode demorar demais para chegar – por isso é interessante começar mesmo que com pouco. A segunda dica é importante para não cair na armadilha de se focar apenas na gratificação de realizar o sonho e esquecer de planejar nos passos (e os investimentos) – inclusive, uma boa sugestão é compartilhar os seus grandes sonhos com aquele amigo ou amiga que é mais pé no chão e pedir para a pessoas opinião sobre o planejamento

CONSTRUTOR

Se você se identifica mais com o construtor, provavelmente você se importa até com as pequenas quantias de dinheiro que consegue juntar. Também gosta de ter sempre o controle da situação, não se arriscando muito, pois prefere se sentir seguro. Embora tenda a ser econômico, quando se dispõe a ajudar os outros, o construtor se transforma em uma pessoa importante em seu círculo familiar e social. Por isso é bastante voltado aos outros e às suas necessidades, muitas vezes não tendo um desejo pessoal específico por trás do seu exercício de poupança ou investimento.

Portanto, a principal dica para você é considerar os objetivos que te fazem economizar seu dinheiro. Ajudar financeiramente as pessoas que são importantes para nós é um ato nobre, mas é igualmente importante investirmos em nós mesmos, tanto para nos desenvolvermos quanto para realizar nossos sonhos. Então coloque no papel as coisas que você deseja e que podem ser alcançadas com o seu dinheiro. E lembre-se que se a nossa saúde financeira não está boa, não podemos ajudar financeiramente os outros.

PLANEJADOR

Se você se identifica mais com o planejador, provavelmente costuma estipular para si mesmo objetivos a serem cumpridos em um tempo determinado, e frequentemente isso o estimula a seguir em frente e crescer. Também é muito seguro da sua capacidade de organização, realização e confia muito nas próprias decisões. Enquanto outros se apegam ao sentido e ao porquê do trabalho, você tende a ser mais pragmático e deixa de lado alguns desses valores para focar no resultado numérico. Para o planejador, o acúmulo de dinheiro já é uma conquista em si e pode ser mais relevante do que aquilo que ele compra ou proporciona para si e sua família.

E nossa principal dica para você é sobre dedicar um tempo para planejar, também, as atividades de prazer da sua vida. Afinal, você já deve estar bem encaminhado nos quesitos de organização financeira. O ponto que trazemos aqui é para lembrar que seu dinheiro pode ser mais do que números na sua conta, também pode ser usado para criar experiências memoráveis com amigos e famílias, além de também poder ser o combustível para realizar seus sonhos.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: Como Investir | ANBIMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *