Compras on-line devem atingir US$ 171 bilhões até 2023 no Brasil, aponta Visa

Com aumento das compras pela internet, protocolos de segurança também ganham importância

03/02/2021

O volume das compras on-line no Brasil deve atingir US$ 171 bilhões até 2023, segundo uma pesquisa apresentada pela Visa. O número representaria 54% da América Latina. O crescimento das vendas on-line globalmente está estimado em 16%, enquanto as vendas de lojas físicas devem cair 10% até 2023.

Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais relevância, as empresas de meios de pagamentos precisarão se adaptar para aumentar os protocolos de segurança.

Segundo Maria Isabel Noronha, diretora da Visa, algumas soluções já estão funcionando, como o sistema de “tokenização”, onde o número do cartão usado numa transação on-line é substituído por uma numeração aleatória, o sistema anti-fraude 3D-S 2.0, que é uma plataforma de autenticação onde os participantes (banco, credenciadora e bandeira) verificam a transação em segundos a fim de confirmar se ela é verdadeira e validá-la.

Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa, destacou a importância de atualizar esses sistemas porque o próprio comportamento do consumidor vem mudando. Ele afirma, por exemplo, que transações de madrugada antes levantavam suspeitas, mas com a popularização do e-commerce, elas passaram a acontecer de forma verdadeira mais recorrentemente.

Pix

Questionada sobre fraudes no Pix, novo sistema de pagamento e transferências instantâneas do Banco Central, a executiva afirma que ele é seguro. O que vem acontecendo, no entanto, é que algumas pessoas vêm tentando aplicar golpes usando o ambiente do Pix.

“Na transação em si, não vimos ataques de fraudes. O que temos visto são esses golpes para tentar roubar dados cadastrais de consumidores”, afirma a executiva.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *