Gostaríamos de compartilhar nossa CARTA MENSAL AWARE ref. agosto/2022.
No arquivo completo anexo, encontrará nossa análise mensal.
DESTAQUES:
Internacional
- O setor privado dos Estados Unidos contratou 132 mil trabalhadores em agosto, após 268 mil em julho.
- Com a inflação da zona do euro em níveis recordes, as autoridades temem cada vez mais que as expectativas de alta dos preços de longo prazo possam ultrapassar a meta de 2% do BCE.
- O teto da tarifa da energia para as residências no Reino Unido aumentará 80% a partir de outubro e as contas de gás e energia elétrica podem seguir em alta “considerável” em 2023, em plena crise do custo de vida.
- Na China, a produção industrial cresceu 3,8% em julho em relação ao ano anterior, abaixo da expansão de 3,9% em junho e de aumento de 4,6% esperado por analistas.
- Para apoiar a economia em dificuldades, o Banco Central do Povo da China cortou inesperadamente a taxa de juros pela segunda vez este ano.
Brasil
- A prévia da inflação medida pelo IPCA-15 caiu 0,73%, menor do que o esperado pelo mercado.
- No início de agosto, o Comitê de Política Monetária elevou a Selic em 0,5pp, de 13,25% a.a. para 13,75% a.a., conforme o esperado.
- No aquecimento para as eleições, vimos no mês a ocorrência do primeiro debate na TV aberta. Os “favoritos” não apenas trocaram acusações entre si, como foram os principais alvos de ataques.
Bolsas | Juros & Câmbio
- No mês de agosto, o Ibovespa deu sequência a trajetória de alta iniciada no mês anterior, encerrando o período em ganhos de 6,2%, impulsionado, principalmente, pela perspectiva do fim do ciclo de alta dos juros no Brasil.
- Os investidores globais ingressaram com R$ 16,39 bilhões no mercado secundário da B3, contribuindo para um saldo positivo acumulado de R$ 70,15 bilhões, desde o início do ano.
- O EWZ, conhecido como Ibovespa em dólares, apresentou ganhos de 5,17%, contribuindo para valorização de 8,73% desde o início de 2022.
- Na Europa, com os temores de um acidente nuclear, o Euro Stoxx recuou 5,15%. O CAC (França), DAX (Alemanha) e FTSE (Inglaterra) recuaram -5,02%, -4,8% e -1,88%, respectivamente.
- O mercado direcionou os holofotes para reunião anual de Jackson Hole, onde o órgão deu a entender que seguirá elevando os juros no ritmo atual até que os índices de preços mostrem indicações mais consistentes de desaceleração.
Perspectivas
- Para o IPCA, esperamos alta de 6,5% em 2022 (ante 7%) e de 5,7% para 2023.
- Em relação a atividade econômica, agora esperamos um PIB de 3%, 1% acima da projeção anterior e em linha com as projeções do mercado, que variam entre 2,7% e 3,2%.
- Em relação a Selic, mantemos projeção em 13,75% ao fim deste ano, com base no comunicado ligeiramente mais dovish do Copom na reunião de agosto, que condicionou novas altas às expectativas de inflação para o início de 2024.
Gostaríamos de nos colocar à disposição para comentar qualquer ponto da nossa estratégia.
Atenciosamente,
Equipe Aware Investments