Bancos sobem alta de juros, seguindo pares no exterior e limitando queda do Ibovespa

18/03/2021

‘O setor financeiro está segurando a bolsa aqui e lá fora’, afirma o chefe da mesa de renda variável de uma corretora nacional

O setor financeiro é destaque de alta na bolsa brasileira, atenuando a queda do Ibovespa. As ações dos bancos reagem à decisão surpreendente do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual (pp), acima do consenso de mercado, indicando um novo aperto de mesma magnitude na próxima reunião, em maio. O desempenho do setor acompanha os ganhos dos pares no exterior.

Às 12h05, o Ibovespa caía 0,20%, aos 116.312 pontos, já distante da pontuação mínima do dia, aos 115.496 pontos. O índice à vista ainda não foi negociado no campo positivo, mas as perdas são atenuadas pelo desempenho das ações dos bancos, que têm forte peso no Ibovespa.

No horário acima, Bradesco tinha alta de 1,47% nas ações preferenciais e de 1,32% nas ordinárias; a preferencial do Itaú Unibanco subia 1,14%, a unit do Santander avançava 2,09% e o Banco do Brasil tinha alta de 0,65%.

“O setor financeiro está segurando a bolsa aqui e lá fora”, afirma o chefe da mesa de renda variável de uma corretora nacional.

“[O movimento] vai na ideia de juros subindo”, emenda, referindo-se ao aumento da Selic feito ontem pelo Copom e também ao avanço do juro projetado pelo título norte-americano de 10 anos (T-note) para além de 1,70%.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *