Aposta em taxa Selic mais elevada neste ano ganha força

21/05/2021

Cresce número de revisões para cima, projetando juro em torno de 6%

Enquanto as projeções do mercado convergem para números mais fortes de crescimento neste ano e no momento em que as expectativas de inflação continuam pressionadas e enviesadas para cima, as apostas em uma alta mais forte da taxa básica Selic em 2021 têm mostrado força adicional entre os economistas. Embora uma parte dos agentes ainda projete uma pausa no ciclo de ajuste dos juros neste ano, a tese de que o Banco Central terá de levar a Selic para 6% ou mais neste ano ganha cada vez mais adeptos.

Entre as últimas revisões de cenário, o Santander passou a considerar um ajuste ininterrupto da Selic, que chegaria a 6,5% no fim deste ano, e não a 5,5%, como projetado anteriormente. Além disso, os economistas do Santander também esperam que a taxa alcance 7% no início de 2022. O Deutsche Bank foi outra instituição que elevou sua estimativa para a Selic de 5,5% para 6,5% em dezembro.

“Tanto a inflação quanto a atividade surpreenderam para cima. No entanto, estamos muito mais preocupados com o primeiro fator em um cenário de ajuste monetário parcial”, diz Sebastián Brown, economista-chefe para América Latina do Deutsche. O banco alemão também elevou sua projeção para o crescimento do PIB deste ano de 2,8% para 4,3%.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *