Ações ligadas ao turismo estão entre as mais desvalorizadas do ano no Ibovespa

28/10/2020

Com as novas medidas de isolamento social, os papéis aceleraram as perdas nesta semana e continuam firmes entre os mais desvalorizados do ano no índice

As ações ligadas ao setor de turismo até ensaiaram uma recuperação parcial nos últimos meses e amenizaram um pouco suas perdas, reflexo do sentimento de que o pior da crise do coronavírus já havia passado.

Porém, conforme o vírus ganha força novamente na Europa e segue em ritmo acelerado nos Estados Unidos, as projeções para essas empresas voltaram a ser bastante pessimistas. Com as novas medidas de isolamento social, os papéis aceleraram as perdas nesta semana e continuam firmes entre os mais desvalorizados do ano no Ibovespa.

No período, Azul PN cai 58,54%, CVC Brasil ON cede 65,69%, Embraer ON recua 68,63% e Gol PN tem perdas de 52,80%. Além delas, somente br Malls ON (-53,05%), Cielo ON (-55,81%), IRB Brasil ON (-82,21%) e Cogna ON (-61,94%) têm perdas semelhantes e por motivos mais específicos de cada empresa ou setor. Em 2020, o Ibovespa já recua 16,54%.

Neste pregão, Gol (-6,94%), Azul (-6,84%) e CVC (-6,70%) lideram as maiores baixas do índice, demonstrando o nível de desconfiança dos investidores com esses papéis e com a recuperação do turismo global. A leitura é de que novas medidas de isolamento social serão inevitáveis não apenas na Europa, mas também no Brasil, afetando também a economia de forma geral.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) já revisou a estimativa de queda na receita do setor aéreo para o ano que vem, passando de 46% para 29%. Para eles, a recuperação será ainda mais lenta do que o previsto justamente por conta da segunda onda de contágio por coronavírus.

O avanço do dólar, que reflete a busca por proteção, também não ajuda esse grupo de empresas, que têm um custo fixo elevado em moeda americana. Mais cedo, a divisa chegou a ser negociada a R$ 5,79.

Fonte: Valor Investe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *